sábado, 29 de setembro de 2012

Principais anomalias da visão


Um dos assuntos mais importantes da Óptica é o estudo das anomalias da visão. Com isso, o nosso olho pode apresentar anomalias. 

Sua correção pode ser feita com o uso de lentes de contato, cirurgias ou óculos de grau.

Miopia

Na miopia, a imagem de um ponto no além é formada antes da retina. Não atinge a retina. Portanto perde a visão distinta. Torna-se inútil um esforço de acomodação, pois a distância focal já é a máxima possível.
Os míopes enxergam melhor de perto do que de longe. Na miopia fica reduzida a distância mínima de visão distinta




a imagem acima exemplifica a visão de um míope, com um objeto de perto e outro objeto de longe, consequentemente.

Hipermetropia

A hipermetropia é atingida quando a imagem de um objeto a uma certa distância é formada depois da retina. O olho hipermétrope requer acomodação mesmo para objetos no infinito. Como conseqüência, a distância mínima para visão distinta acaba se tornando maior pois o esforço de acomodação já começa numa situação que normalmente isso não seria exigido.



Astigmatismo

Uma pessoa que tem astigmatismo associa a um objeto puntiforme uma linha imagem (ao invés de um outro ponto). Esta condição decorre do fato de que, nesse caso, a córnea ou o cristalino (mais raramente) não são perfeitamente simétricos. O raio de curvatura muda de acordo com a direção considerada. Não se apresenta, portanto, como uma esfera perfeita.


Fonte

Nenhum comentário: