sábado, 29 de setembro de 2012

Óculos de grau



Os óculos de graus surgiram para corrigir certas deficiências existentes em nossos olhos, juntamente com as lentes de contato e a cirurgia de correção. 

Os primeiros óculos não tinham graus. Em centenas de anos atrás, usava-se óculos como adorno, e era uma forma de discriminação social também, principalmente porque quem usava esses eram os doente mentais.

A partir do século I d.C é que apareceram as primeiras lentes corretivas, feitas com pedras semi-preciosas como o cristal de rocha. Neste mesmo século, em Florença, foi criado um outro modelo que fez grande sucesso, concedendo aos italianos a fama ligada aos óculos. Somente dois ou três séculos depois, após muitas pesquisas, foi possível o desenvolvimento de óculos mais seguros e confortáveis.

Somente no século 17 surgiram as hastes fixas para serem apoiadas nas orelhas.

O design dos óculos, foram ampliados com o uso do plástico e seus derivados, para a fabricação de armações, assim como o avanço da tecnologia na produção de lentes cada vez mais precisas, finas e leves.

No Brasil...

No Brasil, os óculos surgiram na primeira metade do século XVI, com o processo de colonização portuguesa.

Podemos dizer, que os óculos são artefatos com grande valor para a qualidade de vida dos seres humanos. Possibilita o alcance da visão, o enxergar a vida. Imaginar a vida das pessoas sem a existência dos óculos é um exercício que pode nós mostrar o impacto que isto causaria na vida de tantos ao nosso redor.

Assim, os óculos já fazem parte da vida de milhões de pessoas em todo mundo já há muito tempo e provavelmente continuarão presentes, sendo os companheiros dos olhos, para que eles possam exercer com maior precisão a sua função de trazer formas, movimentos e cores à vida das pessoas.



Nenhum comentário: