quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Os meios de transporte

 Os principais meios de transporte são os seguintes: terrestres (ferroviário, rodoviário e metroviário), aquáticos ou hidroviários (marítimo, fluvial e lacustre) e aéreo.
Em qualquer operação com meios de transporte devem ser levados em conta os seguintes fatores: carga transportada (quantidade, peso e valor), distância a ser percorrida e tempo de percurso. As unidades físicas utilizadas são passageiro-quilômetro e tonelada-quilômetro.



Em função do volume e tipo de carga podemos destacar que:
  • para cargas de grande volume, mas de baixo valor unitário (minérios), dá-se preferência aos meios de transportes ferroviário e aquático;
  • para cargas de pequeno volume, mas de alto valor unitário (ouro, jóias), a preferência recai nos transportes de maior rapidez e segurança (o aéreo, por exemplo);
  • para cargas de produtos perecíveis, a maior preferência é também pelos transportes de maior rapidez.



                                      


No Brasil e em outros países subdesenvolvidos, onde a influência da indústria automobilística (norte-americana, em especial) tem sido preponderante, verifica-se o predomínio do transporte rodoviário. Esse tipo de transporte, como sabemos, oferece pequena capacidade de carga, maior consumo proporcional de combustível e dependência de petróleo, sendo, portanto, bem mais caro que o ferroviário e o hidroviário.



Os meios transportes mais seguros

1° lugar: Elevadores, escadas e esteiras rolantes são os meios de transporte mais seguros do mundo. Eles transportam diariamente milhões de pessoas, desde crianças até móveis residenciais.  OBS:  Por causa das leis da física, elevadores não podem ser mais altos do que cerca de 500 metros. Isso acontece porque em medidas maiores que esse 500 metros, os cabos acabam ficando tão pesados que não podem sustentar o seu próprio peso.



Elevador


2° lugar: O avião é, sem dúvida, um meio de transporte muito seguro. Podemos comprovar isso apenas se imaginarmos a quantidade de aviões que  trafegam todos os dias, sendo no Brasil, aproximadamente, 80 mil voos, podendo esse número chegar a um milhão nos Estados Unidos, e sabendo que o índice de acidentes, diante desses números, é praticamente zero”, segundo o presidente da Associação dos Pilotos e Proprietários de Aeronaves 

    

3° lugar: O metrô é um sistema de trens, que circulam quase exclusivamente por via subterrânea, utilizado para transportar grandes quantidades de passageiros nas áreas urbanas e suburbanas.

Metrô de SP
4° lugar: Helicóptero é um tipo de aeronave de asas rotativas, mais pesada que o ar, propulsada por um ou mais rotores horizontais maiores (propulsores) que, quando girados pelo motor, criam sustentação e propulsão necessárias para o voo. Devido ao fato de as pás do rotor girarem em torno de um mastro, são classificados como aeronave de asa rotativa, o que os distingue das aeronaves de asa-fixa convencional (avião).        
            

Helicóptero VH-71 é considerado mais veloz.

5°lugar: Os grandes navios como os de carga, os cruzeiros e os transatlânticos são muito seguros porém utilizam de um ambiente muito imprevisível, que é o mar. Com o avanço das tecnologias, mapeamentos do leito dos oceanos diminuiu muito o naufrágio de tais embarcações mas a colisão com recifes, por exemplo, é relativamente comum.   


transatlânticos
Fontes:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Helic%C3%B3ptero
              http://www.coladaweb.com/geografia/meios-de-transporte                                     

Nenhum comentário: