sábado, 15 de outubro de 2011

A construção de Hidrelétricas e os danos ao meio ambiente.




Definição
  • Uma usina hidrelétrica ou central hidroeléctrica  é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.
Usina hidrlétrica de Itaipu
Os impactos ambientais causados pelas Hidrelétricas
  • Os impactos físicos mais comuns são a diminuição da correnteza do rio alterando a dinâmica do ambiente aquático, com isso o fluxo de sedimentos é alterado favorecendo a deposição deste no ambiente lótico, a temperatura do rio também é modificada, tendendo a dividir o lago da represa em dois ambientes: um onde a temperatura é mais baixa (o fundo do lago) e outro onde a temperatura é mais alta (superfície do lago).
  • Os impactos biológicos relacionam-se à barreira física representada pela barragem para as espécies aquáticas, constituindo um fator de isolamento das populações antes em contato. Além deste fato, a barragem impede ou dificulta a piracema das espécies de peixe. A transformação da dinâmica do rio bem como as alterações na qualidade da água afetam tanto a região a montante quanto a jusante da barragem. Tais impactos, geralmente, afetam a biodiversidade do rio.
  • Nas áreas das represas atualmente em construção não existem monumentos naturais considerados sem par ou de beleza excepcional. Monumentos históricos espetaculares, tais como aqueles que foram ameaçados pela construção da represa de Aswan no rio Nilo, não existem na área por causa de sua história cultural. Porém, existem muitos pequenos lugares de importância arqueológica na área toda, especialmente ao longo dos cursos dos rios, que serão perdidos por causa da falta de conhecimento sobre a sua localização e o difícil acesso à área.
 Xingu fica seco com a construção da Hidrelétrica de Belo Monte

Programa de Fiscalização dos Recursos Naturais
  • O Programa de Fiscalização dos Recursos Naturais consiste de missões com equipe composta por fiscais do IBAMA e integrantes da Polícia Militar, acompanhados por agentes ambientais contratados para atuarem no programa de fiscaliza a implantação de usinas hidreletricas.



Fontes:



Um comentário:

GRIFFO disse...

Verifiquem este Template que vocês estão usando, pois está dando erro na visualização final do blog.