domingo, 4 de março de 2012

História da Astronomia

A Astronomia é uma ciência muito antiga. Desde a antiguidade, o céu vem sendo observado, os registros mais antigos são de aproximadamente 3.000 A.C. Naquela época os astros eram estudados com o objetivo de se informar, com isso foi possível criar calendários, e assim programar épocas ideais de colheita e plantio e em alguns casos até tentar "prever" o futuro.



Desde que o homem começou a estudar os céus em busca de respostas sobres os segredos do universo, surgiu um novo desejo: desvendar o "tempo". Noções de dia, semana, mês e ano foram surgindo depois de muito estudo e trabalho de observação de relação entre o céu e a terra , de acordo com ciclos que envolvem o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas.

Galileu Galilei

Tudo isso porque os estudiosos registravam tudo o que era observado e comparavam acontecimentos terrestres e celestes, lembrando que foi em uma época que não existia telescópios ou qualquer outro instrumento óptico sofisticado, apenas materiais simples como transferidor e compasso.As primeiras lunetas de observação surgiram apenas no século 17, com o filosofo, matemático e astrônomo Galileu Galilei (1564 - 1642)


A Astronomia hoje é muito popular, mesmo não sendo reconhecida como ciência. E muitas pessoas não sabem que ela surgiu na tentativa de estabelecer conexões entre diferentes mundos, em uma época em que as concepções de mundo eram bem diferentes.


Nenhum comentário: