segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Funções dos carboidratos, sais minerais, lipidios, proteinas e vitaminas.

Carboidratos: também conhecidos como glicídeos ou hidratos de carbono - têm como principal função a de servir como combustível energético para o corpo. "Átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio combinam-se para formar um carboidrato ou uma molécula de açúcar".

carboidratos1 Carboidratos

 1) Principal fonte de energia do corpo. Deve ser suprido regularmente e em intervalos freqüentes, para satisfazer as necessidades energéticas do organismo.
2) Regulam o metabolismo protéico, poupando proteínas. Uma quantidade suficiente de carboidratos impede que as proteínas sejam utilizadas para a produção de energia, mantendo-se em sua função de construção de tecidos.
3) A quantidade de carboidratos da dieta determina como as gorduras serão utilizadas para suprir uma fonte de energia imediata.
 4) A celulose e outros carboidratos indigeríveis auxiliam na eliminação do bolo fecal. Estimulam os movimentos peristálticos do trato gastrointestinal e absorvem água para dar massa ao conteúdo intestinal.

Os Sais Minerais: são importantes para a estrutura do corpo humano, principalmente para fortalecer os ossos esqueléticos e também os dentes. Esses minerais podem ser dissolvidos em água e se transformam em íons. Esses íons são muito importantes no metabolismo celular.


Cálcio: Forma ossos e dentes; atua no funcionamento dos músculos e nervos e na coagulação do sangue. Alimentos: Laticínios e hortaliças de folhas verdes (brócoli, espinafre, etc.).


Fósforo: Forma ossos e dentes; participa da transferência de energia e da molécula dos ácidos nucléicos. Alimentos: Carnes, aves, peixes, ovos, laticínios, feijões e ervilhas.


Sódio: Ajuda no equilíbrio dos líquidos do corpo e no funcionamento dos nervos e das membranas da célula. Alimentos: Sal de cozinha e sal natural dos alimentos


Cloro: Age junto com o sódio e forma o ácido clorídrico do estômago. Alimentos: Encontra-se combinado ao sódio no sal comum.


Potássio: Age com o sódio no equilíbrio de líquidos e no funcionamento dos nervos e das membranas. Alimentos: Frutas, verduras, feijão, leite, cereais.


Magnésio: Forma a clorofila; atua em várias reações químicas junto com enzimas e vitaminas; ajuda na formação dos ossos e no funcionamento de nervos e músculos. Alimentos: Hortaliças de folhas verdes, cereais, peixes, carnes, ovos, feijão, soja e banana.


Ferro: Forma a hemoglobina, que ajuda a levar oxigênio e atua na respiração celular. Alimentos: Fígados, carnes, gema de ovo, pinhão, legumes e hortaliças de folhas verdes.


Iodo: Faz parte dos hormônios da tireóide, que controlam a taxa de oxidação da célula e crescimento. Alimentos: Sal de cozinha iodado, peixes e frutos do mar.

Flúor: Fortalece ossos e dentes. Alimentos: Água fluoretada, peixes, chás e em pequena quantidade em todos os alimentos.

Lipidios: também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.

Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:
 

              - Fornecimento de energia para as células. 

              - Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
              - Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
              - Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.


Principais fontes de lipídios (alimentos): - Margarinas - Milho - Aveia - Soja  - Trigo integral - Centeio - Óleo de canola - Óleo de soja - Óleo de peixes

Proteinas: são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas. Além disso, existem proteínas que têm o objetivo de defender o nosso corpo de agentes agressores - são os anticorpos.


Vitaminas: são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças.  Elas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças (avitaminoses).
Tipos e funções:


Vitamina A: é uma vitamina lipossolúvel que ajuda na formação e na manutenção de dentes saudáveis, ossos e tecidos moles, membranas mucosas e pele. É também conhecida como retinol, uma vez que produz pigmentos necessários às funções da retina. Estes pigmentos são especialmente importantes para a visão noturna. A vitamina A pode também ser necessária para a reprodução e a lactação. O beta caroteno, que tem propriedades antioxidantes, é um precursor da vitamina A.

Tiamina(B1): auxilia as células do corpo a converter carboidratos em energia. É também fundamental para o bom funcionamento do coração, células nervosas e cérebro.

Riboflavina (B2):funciona em conjunto com outras vitaminas do complexo B. É importante para o crescimento e para a produção de glóbulos vermelhos. Como a tiamina, também ajuda na liberação de energia dos carboidratos.

Vitamina B6: é também conhecida como piridoxina. Quando mais proteína uma pessoa ingere, maior a quantidade de vitamina B6 necessária para utilização da mesma. Ajuda na formação de glóbulos vermelhos e na manutenção das funções normais do cérebro. Também colabora com a síntese de anticorpos do sistema imunológico.

Vitamina B12: assim como as outras vitaminas do complexo B, é importante para o metabolismo. Ajuda na formação de glóbulos vermelhos e na manutenção do sistema nervoso central.

Ácido pantotênico e biotina: o ácido pantotênico é essencial para o metabolismo dos alimentos. É também essencial para síntese de hormônios e de colesterol.

Folacina: age em conjunto com a vitamina B12 na produção de glóbulos vermelhos. É necessária para a síntese do DNA, que controla a hereditariedade, a formação dos tecidos e as funções celulares.

Vitamina C: também conhecida como ácido ascórbico. Promove dentes e gengivas saudáveis e ajuda na absorção de ferro e na manutenção do tecido conjuntivo. Também ajuda no processo de cicatrização de feridas.

Vitamina D: é também conhecida por "vitamina solar", uma vez que é processada pelo organismo após ter sido exposta aos raios solares. Dez a quinze minutos de exposição solar, três vezes por semana, é o suficiente para atender às necessidades corporais de vitamina D. A vitamina D auxilia na absorção de cálcio pelo organismo, o que é essencial para o desenvolvimento de dentes e ossos saudáveis.


Vitamina E: também conhecida como tocoferol, é um antioxidante. É também importante na formação de glóbulos vermelhos e no uso da vitamina K.

Vitamina K: é conhecida como a vitamina da coagulação, porque sem ela o sangue não coagularia. Alguns estudos indicam que ela ajuda na manutenção óssea de idosos.

Fontes:

http://www.copacabanarunners.net/vita.html
http://www.todabiologia.com/saude/sais_minerais.htm
Modulo Positivo 9° ano

57 comentários:

GRIFFO disse...

Bem esquematizado, bom também!

Anônimo disse...

odiei essa merda e da escola emilia anna antonio essa escola de lixo

victoria caroline disse...

adorei eu amo minha amiga barbara vitoria

jackeline gregorute disse...

eu amo o fernando da escola emilia anna antonio

Anônimo disse...

eu odeioooooooooooooooooooo habbooooooooooooooooooo hotelllllllllllll

Anônimo disse...

Mto bom me ajudou mto com minha prova de ciências.

Anônimo disse...

adoreii esta me ajudando mt no trabalho de ciencias

Anônimo disse...

adoreii esta me ajudando mt no trabalho de ciencias

Anônimo disse...

a pois eu adoreiii o que eu queria tava justamente aiiiiiiii ameiiiiiiiiiiiiii

steffanny disse...

nossa nunca vii um site tão interessante!

steffanny disse...

nossa nunca vii um site tão interessante!

steffanny disse...

esse site estar de parabéns mim fez tirar des em ciências no trablho parabéns polêmicos rsrsrs

steffanny disse...

dez viiu gente kkkk

Anônimo disse...

Muito Bom , me ajudou muito no trabalho de Biologia ;D

Anônimo disse...

O q isso tem haver com a escola vao se fuder

Anônimo disse...

Ensina muito ThÊ!!!!!!!

Anônimo disse...

muito bom este site, ajudou-me no trabalho de biologia.
Garotas de 13 a 15 anos sem namorado, procurem no face por elson ribeiro pois estou sem namorada

Anônimo disse...

i da i se tu tem ou não namorada

Anônimo disse...

quem te pergutou se odiou a escola emilia anna antonio

Anônimo disse...

Amei esse site boom dxe mais só kiiih naum vuum kkkkk brincadeirinha...!

Anônimo disse...

Ajudou na minha tarefa

Anônimo disse...

gostei muito

Anônimo disse...

me ajudou muito no trabalho de biologia ;) bando de crianças, parem de comentar coisas sem conteúdo aqui por favor, ninguém aqui tem ave com a vida pessoal de vocês!

Anônimo disse...

e da pro gasto kkkkkkk otmo parabéns pra quem fez me ajudou muito obg

Lua disse...

Adorei vou tirar dez na prova Felipe te amo seu gostoso elson vou te procurar no face tenho 13 anos

Anônimo disse...

Merda vão se fuder

Anônimo disse...

mt bom esse site para os que nao gostaram parem de reclamar ou entao nao postem que nao gostaram isso tudo deve ter levado um bom tempo para estar pronto!!!

Anônimo disse...

Gente tomara que esse site me ajude pois tenho teste de biologia hj e tenho que tirar boa nota. Espero que tenha escolhido o site certo para estudar para esse teste me desejem boa sorte porfavor e obrigado!!

Anônimo disse...

me ajudou muito no trabalhoo de ciencias adooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorei

Anônimo disse...

e bem esquematizado mas faltou as fibras adoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorei!1!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Gostei mt...

Anônimo disse...

rebanho de filhos da puta baba ovos kkk vão tomar no cú
***----***

Anônimo disse...

Muuuuito bom esse site meu ajudou Muuuuito no trabalho de ciencias.

Anônimo disse...

obrigado me ajudou bastante com a prova de ciencias

Anônimo disse...

É um ótimo site..com detalhes bem explicado..

Anônimo disse...

o mais legal desse site são os comentários desse povo sem noção kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Ola, adorei o tema que e simples mas eu estando na faculdade me foi de muita ajuda, parabens.
E aos comentarios, 13, 14, 15, ate 18 tudo crianca para postar oq postam, e cuidadp com os palavriados.

Anônimo disse...

Parabéns pelo conteúdo. Me foi muito útil.

Anônimo disse...

voce tem demencia?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Control c control v nas instruções da sua picina
������������

hjd disse...

eu amo fnaf 1,2,3 e 4
#minhavidaefnaf

Fisioterapia♡ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fisioterapia♡ disse...

Ótimo me ajudou muito. 👍👍

Anônimo disse...

Muito bom

Unknown disse...

Amei, me ajuda mt com ciências ♡

Anônimo disse...

Kckskksskchvjjs

Kaique Salvatore disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

peidei sai correndo pau no cu de quem ta lendo

Socrates Suplementos disse...

Poxa, muito legal a sua matéria e site.
Explica bem direitinho a respeito dos carboidratos e vitaminas.
Se quiser saber mais um pouco sobre o assunto e até em como ajustar sua dieta diária, no meu site apresento muita coisa, passa lá depois.

Pergunta pro donato disse...

habbo é muito é foda seu lixo

Pergunta pro donato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

So "des" em português ne querida?

Anônimo disse...

Paulo no cu do caralhooooo

Unknown disse...

Calma a escola é legal

Anônimo disse...

muito bom!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Não perde uma oportunidade né kkkk