sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Como funciona um teleprompter

Você já deve ter reparado que os apresentadores de telejornais narram as notícias sem baixar os olhos para ler em folhas de papeis. Quem está assistindo ao programa tem a impressão de que os textos são decorados.

Eles utilizam um equipamento denominado teleprompter, que permite que a leitura seja realizada diretamente numa lâmina de vidro transparente, plana e retangular, parcialmente espelhada em uma das faces, que é montada defronte à lente objetivada câmera principal.

Uma câmera secundária capta as imagens de laudas (folhas de papel que contêm os textos) que correm sobre uma mesa a uma velocidade adequada. Essas imagens são transferidas eletronicamente para o vídeo de um monitor de Tv instalada a 45º em relação à lâmina de vidro, conforme mostra o esquema abaixo. A luz proveniente desse monitor é refletida pela superfície espelhada da lâmina, atingindo o os olhos do apresentador, que faz a leitura sem dificuldades. Como a lâmina de vidro também é transparente, a luz difundida pelo corpo do apresentador chega à lente objetiva da câmera principal, e tem-se a impressão de que ele está permanentemente olhando para o telespectador.


Fonte: Economia uol

Nenhum comentário: