quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Termodinâmica e a Revolução Industrial


Se você acha que Revolução Industrial só tem a ver com História e Geografia, se enganou e muito, foi a partir da revolução que a física deu inicio a uma nova fase de estudos e descobertas, foi daí que cada vez mais foi se estreitando a distância entre os estudos e o modo de produção. A Termodinâmica estuda o calor e o trabalho e foi daí que vieram os pilares da Revolução, pois se engana quem pensa que as maquinas foram o efeito inicial pra acontecimento de tal fato, elas foram sim parte do processo Revolucionário.


O fato da Termodinâmica se basear no principio de economia de energia e de entropia, e isso tudo conhecidentimente foram bases das máquinas da Revolução, tendo como exemplo as maquinas a vapor,  motores de combustão, turbinas e dentre outros. A maquina a vapor iria aperfeiçoar e aumentar as produções industriais, o gasto das maquinas poderia ser grande, mas o retorno desse custo superaria o que vários homens poderiam produzir. 


A primeira maquina a vapor foi feita para drenar água acumulada nas minas de carvão, Criada em 1698 por Newcomen e patenteada em 1705. Watt aperfeiçoa o modelo de Newcomen, o que fez desta uma das maiores invenções ao longo da história. Tudo isso se fez constatar o processo de Revolução vindo logo depois também a locomotiva a vapor .


OBS : Uma máquina à vapor não cria energia, utiliza o vapor para transformar a energia calorífica liberada pela queima de combustível em movimento de rotação e movimento alternado de vaivém, afim de realizar trabalho.

Contribuições da máquina a vapor para a Revolução


Trouxe muitos avanços na produção, tornando-a mais padronizada, rápida, e também, baratos;
Avanços na tecnologia de produção e de transporte, etc. 

Video mostrando como funciona uma maquina a vapor -->



TERMODINÂMICA

A termodinâmica permite determinar a direção na qual vários processos físicos e químicos irão ocorrer

Fontes : Fonte1;Fonte2;Fonte3

6 comentários:

Metalista disse...

Valeu ae brow seu texto me ajudo muito em um trabalho da escola! 👍

Unknown disse...

Obrigado me ajudou a realizar um trabalho de física

Unknown disse...

Obrigado me ajudou muitp!

Anônimo disse...

Obrigado mano me ajudou muito, numa pesquisa...

Unknown disse...

me ajudou a fazer uma redação de física sobre esse assunto, VALEU!!!

Unknown disse...

Ótima resolução, me ajudou a complementar oque faltava.