sábado, 27 de outubro de 2012

Física no novo SimCity



O novo jogo da franquia SimCity, que sairá em Março de 2013, trará muitas novidades e aprimoramentos em relação as versões anteriores. Uma novidade intrigante, é como a física estará presente no modo em que o jogo funciona.
Recentemente, o engenheiro físico que está trabalhando no desenvolvimento do jogo, Robert Perry, falou sobre as questões físicas presentes no jogo. Você pode ler sua publicação (em inglês) aqui.


"Olá a todos! Sou Robert Perry e sou o engenheiro encarregado da física para o SimCity. As duas coisas que eu mais gosto são construir coisas e resolver problemas. SimCity é um jeito divertido para eu fazer os dois.
Quando usamos a frase "o que você vê é o que parece", nós realmente queremos dizer isso. Com isso dito, por que a física deveria ficar de fora? Física fornece outra ferramenta para simular o que acontece em uma cidade. Nós juntamos física com o mecanismo GlassBox para criar uma simulação ainda mais profunda. Cada edifício em SimCity é simulado no sistema da física. Os edifícios estão ligados à terra com um modelo de física que simula as forças que agem sobre aquele edifício. Quando um módulo é empilhado sobre um edifício, o edifício reage. Se vários módulos são empilhados sobre um edifício, todos eles reagem. Se um objeto atinge o edifício, o edifício reage - módulos incluídos.
Desastres são onde o sistema de física é melhor utilizado. Desastres são capazes de afetar a física do jogo em uma variedade de maneiras. Um pequeno meteorito irá causar um balanço na construção; um grande irá reduzi-lo a uma pilha de entulho no terreno enegrecido e chamuscado. Física é uma ótima ferramenta de simulação e acrescenta profundidade e nuance para o jogo, mas há algumas coisas que não se resolvem usando a física. Um exemplo são os veículos. A equipe de transporte tem feito um grande trabalho com os veículos e não há muito que a física poderia adicionar lá. Veículos viram, somem e navegam com um comportamento detalhado. Na escala em que os veículos operam, o sistema físico não traria benefício suficiente para justificar o custo em desempenho.
Quando nos batemos em casos onde a física por si só não é a melhor solução, temos sido capazes de nos juntar com artistas para criar soluções integradas. Simulando um tornado é muito além do âmbito do SimCity. Nós usamos uma abordagem híbrida com o tornado que permite um artista a criar o sistema de partículas que conduz os corpos físicos. O tornado suga edifícios e veículos, os conduz através do seu funil com um sistema de partículas animado, e facilmente os libera para o sistema físico. O resultado final é que os tornados vão mastigar através da sua cidade e atirar construções e veículos como um liquidificador gigante que foi libertado em sua cidade. 
Nós anunciamos quatro desastres semana passada na nossa página do Facebook. Além da chuva de meteoros e tornado que eu já falei, também revelamos o terremoto e os desastres com OVNIs. Terremotos, em particular, fazem bom uso da física, já que desencadear esse desastre vai tremer construções ao chão (como seria de se esperar). E os OVNIs, além de abduzir Sims e roubar recursos, vai dividir edifícios em dois com um raio laser. Comportamento típico de alien. Continue checando, vamos revelar mais desastres depois.
O que eu falei hoje é apenas uma pequena amostra do que esperar no novo SimCity. Como você sabe, desastres têm sido sempre uma grande parte de SimCity e eles estão melhores do que nunca. Não se engane, edifícios vão desmoronar, detritos vão voar, e coisas vão explodir. Esse SimCity é uma simulação com grande profundidade e detalhe. A física nos permite a acrescentar mais detalhes e por fim trazer mais diversão ao SimCity. Estou ansioso para ver o que todos têm a dizer sobre os desastres."
Traduzido por Lorenzo Henrique.

Ficou interessado? Veja um vídeo que mostra como ocorrem alguns desastres no jogo!


Fonte: SimCity.

Nenhum comentário: