sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Câmara Escura


A Câmara Escura foi a primeira grande descoberta da fotografia, ela consiste em uma caixa com paredes opacas, um pequeno orifício em um dos lados e uma superfície fotossensível na parede paralela ao orifício.
A câmara escura funciona de acordo com o princípio físico de Propagação Retilínea da Luz. Assim os raios luminosos que atingem o objeto passam pelo orifício e refletem uma imagem invertida na superfície fotossensível.
Antigamente, muitos artistas utilizavam essa técnica para ajudar em suas produções. Perceberam que quanto menor for o orifício, mais nítida fica a imagem refletida, mas assim também ficava mais escura. Então em 1550 o físico milanês Girolamo Cardano sugeriu o uso de uma lente biconvexa no orifício, assim era possível aumentá-lo sem que prejudicasse a nitidez da imagem.
Fontes: KodakInfo Escola e Só Física.

Um comentário:

António Campos Leal disse...

Confundir o Estudo da formação da Imagem com a Fotografia é ter estudado pouco sobre o que sustenta a existência da Fotografia e a que o surgimento da palavra significa.
Tenho de discordar. O que sustenta o aparecimento da Fotografia foi o encontrar o Fixador É com o Fixador que surge a Fotografia.