sábado, 27 de outubro de 2012

Espelhos Esféricos


Espelhos esféricos são superfícies lisas e polidas com formatos esféricos, podem ser côncavos se a parte refletora for a interna, e convexos se a parte refletora for a externa.


As duas leis da reflexão também se aplicam aos espelhos esféricos, assim os ângulos de incidência e reflexão são iguais, e os raios incididos, refletidos e a reta normal ao ponto incidido.


Imagens nos Espelhos Esféricos


  • Imagem Virtual: É a imagem do objeto que vemos "atrás" do espelho. Vista no ponto de encontro dos prolongamentos dos raios refletidos.
  • Imagem Real: É a imagem que está "na frente" do espelho. Vista em um ponto onde realmente passam os raios refletidos.


Podemos dizer como as imagens irão se comportar sabendo qual a posição do objeto em relação ao espelho:

Côncavos:

  • Objeto localizado antes do centro de curvatura(C): A imagem é real, está posicionada entre o centro de curvatura(C) e o foco(F), é invertida e o seu tamanho é menor que o objeto.
  • Objeto localizado sobre o centro de curvatura (C): A imagem é real, está posicionada sobre o centro de curvatura(C), é invertida e tem o mesmo tamanho do objeto.
  • Objeto localizado entre o centro de curvatura (C) e o foco (F): A imagem é real, está posicionada antes do centro de curvatura(C), é invertida e o seu tamanho é maior que o objeto.
  • Objeto localizado sobre o foco(F): A imagem é imprópria, pois os raios de luz saem paralelos.
  • Objeto localizado entre o foco(F) e o vértice(V): A imagem é virtual, está posicionada atrás do espelho ou depois do vértice(V), é direita e o seu tamanho é maior que o objeto.
Convexos:

A imagem nos espelhos convexos sempre será virtual, estará posicionada entre o foco(F) e o vértice(V), será direita e o seu tamanho será menor que o objeto.

Utilizações

Os espelhos côncavos, por ampliarem a imagem, são muito utilizados por mulheres para passar maquiagem.

Os convexos, são utilizados muito no retrovisor direito dos carros, já que diminuem a imagem, dando uma visão mais ampla.


Forno Solar


Os espelhos esféricos também podem ser utilizados para esquentar um forno solar, como o Forno Solar de Odeillo, na França. Sua potência é de 1MW, é constituído por 9500 espelhos planos pequenos e sua temperatura chega a até 3800ºC.
Para entender melhor, veja uma animação de como funciona o forno de Odeillo:



Nenhum comentário: