sexta-feira, 13 de julho de 2012

Capacidade térmica


Define-se capacidade térmica como a relação entre a quantidade de calor que determinado corpo e a conseguente variação de temperatura que nele ocorre. Interpretando a formula:


C = Capacidade Térmica (J/K) 
Q = Quantidade de Energia (J) 
∆θ = Variação de Temperatura 
m = Massa (kg) 
c = Calor Específico (J/Kg.K) 

Corpos que possuem baixa capacidade térmica, demoram mais para serem aquecidos e quando estão à alta temperatura demoram para  resfriar-se. O trabalhador não sente o quão quente é uma limalha proveniente de uma lixadeira em contato com o ferro pelo fato de a capacidade térmica do ferro ser elevada e o tamanho da limalha.


O cozimento de alimentos está diretamente ligado à capacidade térmica. Por exemplo, quando vamos preparar o macarrão, devemos manter a temperatura da água bem próxima de 100 ºC. Por isso a panela e a água devem ter uma alta capacidade térmica, a fim de que sua temperatura sofra pouca variação quando adicionar o macarrão, que por sinal fica à temperatura ambiente, dentro da panela.






















Devemos usar bastante água na panela para cozinhar o macarrão, pois se usarmos pouca água fervente, a temperatura da água irá baixar significativamente quando o macarrão for colocado, impedindo um cozimento ideal.


Fontes: www.if.ufrgs.br
            www.mundoeducacao.com.br
           


Nenhum comentário: