segunda-feira, 7 de maio de 2012

Quais efeitos da dilatação em construções civis



Dilatação
                É o nome que se dá ao aumento do volume de um corpo ocasionado pela aumento de sua temperatura, o que causa o aumento no grau de agitação de suas moléculas e consequente aumento na distância média entre as mesmas. A dilatação ocorre de forma mais significativa nos gases, de forma intermediária nos líquidos e de forma menos explícita nos sólidos, podendo-se afirmar que: Dilatação nos gases > Dilatação nos líquidos > Dilatação nos sólidos.




Dilatação e a construção civil

          A dilatação é muito importante para o ramo da construção civil, um exemplo é o espaço que a entre os blocos de concreto das ruas e avenidas, bem como nos trilhos do trem ou em algumas pontes. Esse espaço é necessário justamente por causa da dilatação que os materiais sofrem. Por exemplo, uma ponte metálica de 300m de comprimento pode aumentar até 20cm.



Juntas de dilatação são espaços deixados para que quando houver uma variação de temperatura, ocorrendo dilatação, a construção não seja danificada. um exemplo bem prático é o do trilho do trem, que se você for observar ele tem espaços calculados para uma possível e provável dilatação térmica, afinal a temperatura não é constante, está sempre variando. Outro exemplo são os pisos que não são fixados um do lado do outro, mas é deixado um espaço onde será colocado um material que se adequá a dilatação.

Fontes: Dilatação 1
           Dilatação 2



3 comentários:

GRIFFO disse...

Evitem usar o Wikipedia como fonte de pesquisa.

Anônimo disse...

Tem muita coisa boa na wikipedia

Anônimo disse...

Concordo que tenha informações satisfatórias e úteis na enciclopédia virtual denominada Wikipédia, porém é de edição pública, ou seja, qualquer pessoa pode modificar as informações encontradas ou aumentar informações que talvez estejam incorretas. Não é recomendado usar a Wikipédia em pesquisas acadêmicas por conta deste fato.