sexta-feira, 20 de abril de 2012

Tipos de Termômetros



Como sabemos, termômetros são aparelhos usados para medir a temperatura. Os primeiros termômetros confiáveis e de fato precisos foram construídos por Fahrenheit, por volta de 1720. 
Essa medição se dá a partir do estado de agitação molecular apresentado pelos corpos. 
Para que tal medição aconteça de forma precisa foram desenvolvidos diversos tipos de termômetros, capazes de medir sólidos, líquidos e gases. 
O termômetro mais popular é o termômetro líquido ou clínico, no qual a temperatura do corpo pode ser medida através da variação da altura do líquido presente dentro do termômetro. Esse líquido geralmente é mercúrio ou álcool colorido.

Termômetro de Lâmina Bimetálica


Composto por duas lâminas metálicas unidas rigidamente que, ao serem aquecidas ou esfriadas, dilatam-se, informando a temperatura do corpo. 

Termômetros Meteorológicos


Medem a temperatura do ambiente informando a temperatura máxima e mínima. 

Termômetro de fio de platina 

É feito a partir de um condutor metálico, e a resistência elétrica do mesmo varia de acordo com a temperatura. 

Termômetro de radiação



Usados para medir a temperatura da atmosfera e da superfície da Terra: atuam a uma grande distância e sem contato com a Terra. São geralmente usados em satélites meteorológicos.

Pirômetro Óptico



Emite radiação térmica e relaciona-a com a temperatura para efetuar a medição de temperatura do corpo. 
Existem, além desses, diversos outros tipos de termômetro, como: à pressão de gás; o culinário, indicado para medir a temperatura dentro de panelas, também usado por peritos criminais para identificar o resfriamento do corpo e até mesmo para calcular a lei de resfriamento de Newton; os termômetros usados em hospitais, como os de autoclaves, etc.

Fonte: Mundo Educação

Nenhum comentário: