sexta-feira, 27 de abril de 2012

Corrida Espacial e a Guerra Fria





A corrida espacial ocorreu em meados do século XX entre as potências Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS)  e com isso eles objetivavam ter a supremacia na exploração e tecnologia espacial, além disso a corrida esteve também muito ligada a corrida armamentista durante a Guerra Fria.
A disputa entre as duas superpotências cada dia mais aumentava e elas alvejavam o pioneirismo espacial, tanto é que que isto se tornou o foco principal da Corrida ou Guerra Fria, já que os dois achavam mais que necessário este tipo de estudo para a segurança nacional e como simbolo de  superioridade para a nação vencedora.


Como a URSS era socialista e os EUA capitalista, a ordem bipolar questionava a todo o grande publico, qual seria o modelo de desenvolvimento mais eficiente, oquê acirrava ainda mais a briga!
O financiamento de todo este poderio como é de se imaginar, exigiu o gasto de muito dinheiro, oquê fez com quê aumentassem os investimentos em educação e pesquisa pura, que de uma maneira ou de outra beneficiou muito a população e daí surgiram as duas maiores empresas espaciais do mundo a NASA (EUA) e a LUNIK (URSS).

Como não possuímos a imagem da Lunik que é da antiga URSS, colocamos a foto da Roscosmos, a agência espacial russa.

Depois de pesquisas e mais pesquisas, acabou que os soviéticos foram os pioneiros a colocarem um satélite em órbita, em 1957 nomeado de Sputinik I, e logo depois o Sputinik II levou a primeira pessoa ao espaço, o soviético Yuri Gagárin na nave Vostok I em 12 de abril de 1961. Depois desta vieram  várias outras missões tanto norte americanas quanto Soviéticas porém, embora, os soviéticos tenham sido os primeiros a pousar naves-robôs na Lua, na década de 1960, os EUA, ultrapassaram a URSS na corrida espacial, quando em 20 de julho de 1969, o norte-americano Neil Armstrong, comandando a Apollo 11, tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua.




Existem várias dúvidas, em relação a chegada do homem a Lua, diversos estudiosos afirmam que é tudo mentira, já os americanos juram que é verdade, já foram feitas incontáveis analizes das imagens tiradas na lua, e apontados muitas divergências e coisa que não deveriam existir ali, porém nunca foi comprovado nada em torno disso, nos restam as dúvidas!


Veja este documentário e tire suas conclusões -->




Fontes : Fonte1Fonte2Fonte3

Um comentário:

GRIFFO disse...

Enfim né.. vai saber!!