terça-feira, 10 de abril de 2012

Arquimedes e a Coroa do rei Hierão


Muito tempo atrás na cidade grega de Siracusa, um fato inusitado aconteceu e este acabou marcando a história e um mero sábio. Um certo dia o então rei Hierão mandou ao ourives real uma quantidade de ouro para a confecção de uma nova coroa; um tempo depois a tão esperada coroa estava pronta, porém o sábio rei desconfiou que está estava "leve" para a quantidade de ouro que ele mandou, assim irritado e desconfiado o rei buscou a ajuda de um sábio para descobrir o que havia acontecido.


Arquimedes já era renomado na época e até hoje é lembrado por suas descobertas na física e matemática e foi ele que Hierão consultou para resolver este problema de uma vez por todas; reza a lenda que Arquimedes conseguiu resolver o problema quando estava tomando banho em uma banheira. Ao submergir na banheira entretido com a tarefa do rei ele se sentiu mais leve e deduziu o que ficou conhecido como principio de Arquimedes: "Quando um corpo é mergulhado na água, ele perde em peso, uma quantidade que corresponde ao peso do volume de água que foi deslocada pela imersão do corpo".


Maravilhado com a descoberta, Arquimedes pulou da banheira e saio pelado pelas ruas de Siracusa gritando "Eureka, Eureka", expressão grega que significa "Descobri, Descobri". Ele observou que massas iguais de prata e de ouro tranbordava volumes diferentes de água (pelo fato de terem diferentes densidades), ele mergulhou numa bacia cheia de água um bloco de ouro de massa igual à da coroa e mediu o volume de água que transbordou, fez a mesma coisa com o bloco de prata. Ele percebeu que o volume de água que transbordou nos dois casos eram diferentes, repetiu a experiência com a coroa e verificou que o volume de água que transbordou era maior que o do bloco de ouro e menor do que o do bloco de prata.

Baseando nesse principio do volume, o sábio descobriu que o ourives tinha misturado os metais e tentou roubar o "pobre" rei, Arquimedes mais uma vez provou sua inteligência e as coisas não ficaram bem para o ourives ladrão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Postagem muito booa, banner ta legal! finalmente voltaram.

GRIFFO disse...

Pq não postaram o video aqui mesmo! ficaria legal!!