quinta-feira, 12 de abril de 2012

Lei de Hubble





Edwin Hubble, era por formação advogado, porém sua admiração  pela astronomia fez com quê d.eixasse sua carreira de oficio um pouco de lado. Apesar de não ter sido formado nem nada, foi na Astronomia que Hubble foi mais bem sucedido, foi onde conseguiu se tornar um dos mais importantes astronomos ddo século XX.

                                                                          Edwin Hubble

A lei de Hubble foi projetada a partir do momento em quê fez a medida de distâncias e localização das galáxias no espaço, ele e seu companheiro Milton Humanson perceberam que nos movimentos haviam um padrão.
Hubble observou a luz emitida pelas galáxias distantes, vendo que a onda em alguns momentos era maior do quê as projetadas em laboratório, e isso é desencadeado por causa do efeito Doppler que acontece quando a fonte e o observador se movem. A partir do momento em que os pontos de interesse se afastam, o comprimento da onda visto por quem tá observando aumenta, e diminui quando os pontos voltam a se aproxima.

Animação produzida pela NASA mostra o desvio para o vermelho (e para o azul) conforme um objeto se afasta (ou se aproxima) de nós a grandes velocidades.


Depois de tudo isso, Hubble chegou a conclusão, que a galaxias se afastam umas das outras ( desvio vermelho acima ) e que a velocidade de distanciamento é maior do quê a própria distância. Dentre os métodos usados, para fazer relação entre deslocamento do comprimento de uma onda, e o distanciamento de uma galaxia que fizeram que tudo isso ficasse na história chamando-se LEI DE HUBBLE. 
Fontes: Fonte1Fonte2Fonte3

Nenhum comentário: