quinta-feira, 15 de março de 2012

Gravitação Universal

A Lei da Gravitação Universal, foi desenvolvida pelo grande físico e matematico inglês Isaac Newton em 1687, e foi divulgada na obra Philosophiae Natures Principia Mathematica, juntamente com as 3 leis de Newton




Você sabia ? Que é a gravidade que mantém os gases quentes, no sol, que é ela que mantém os planetas em suas respectivas órbitas, e no caso do Planeta Terra, é a gravidade da lua que causa as marés em nosso planeta !? 


As coisas na física, são interligadas o tempo inteiro, como até mesmo o grande Newton falou, que só tinha chegado aquelas conclusões porque havia se apoiado em ombros de gigantes. 
Uma explicação coerente para a Lei da Gravitação, perseguia diversos estudiosos, foi assim então que Aristóteles, Kepler, Galileu Galilei, Tycho Brahe e diversos astrônomos gregos, buscavam a respostas. Pois a partir deste momento Newton, estudou todas es teorias formuladas por eles e através das Leis de Kepler ( CITADA NO ÚLTIMO POST DOS POLÊMICOS) conseguiu mostrar que tipos de forças devem ser necessárias para manter os planetas em suas órbitas, além de mostrar em uma teoria que todos os corpos que possuíam massa, sofreriam atração entre si.
Reza a lenda que Isaac aos 23 anos viu uma maçã cair de uma árvore, foi então que ele pensou que a mesma força que fazia a maçã cair, fazia com que a lua permanecesse em sua órbita em torno da Terra.

Foi assim que Isaac Newton chegou a conclusão :


''Duas partículas se atraem com forças cuja a intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa'' 


                         

A frase de Newton em que ele dizia que só chegou onde chegou, pelo fato que se apoiou em ombros de gigantes, nunca foi tão verdadeira, depois de tantos estudos e analises de diversas teorias, ele finalmente nos deixou um legado, que antes, hoje e sempre fará parte de nossas vidas, a cada lugar que colocarmos os pés, a gravidade estará lá !

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
Video mostrando a maçã caindo em animação :



Fontes: Fonte1Fonte2

Um comentário:

GRIFFO disse...

Nesse ritmo da maça aí se cair um avião na minha cabeça eu descubro o sentido da vida!!!