sexta-feira, 23 de março de 2012

Espectro eletromagnético

   Conceito: é o intervalo completo da radiação eletromagnética que contém as ondas de radio, as microondas, os infravermelhos, os raios X, a radiação gama, os raios violeta e a luz visível ao olho humano.





   Todas as ondas eletromagnéticas que são visíveis, com a luz, por exemplo, possuem uma faixa estreita de Freqüência que se estende aproximadamente de 4,5 . 1014Hz (vermelho), a 7,5 . 1014Hz ( violeta). Possui as setes cores fundamentais que podemos relacionaras em ordem de Freqüência crescente, com : vermelho, amarelo, alaranjado,verde, azul, anil e violeta.

  Existem vários tipos de ondas eletromagnéticas, que se diferenciam através : de suas frequências, comprimento da onda, e também como elas são produzidas e captadas, ou seja, de qual fonte elas se originam e quais instrumentos são utilizados para que se possa captá-las. 

  • Ondas de radio:  são ondas eletromagnéticas de baixa freqüência ate cerca de "10 elevado a 8Hz" são denominadas dessa forma porque são usadas para fazer transmissões de estação de radio.
  • Microondas: são ondas de frequências bem mais elevada que a frequências das ondas de radio. Essa ondas possuem frequências compreendida entre" 10 elevado a 8 Hz e 10 a 11 Hz"
  • Radiação visível: São de extrema importância para os seres humanos pois elas são capazes de sensibilizar a nossa visão.
  • Radiação ultravioletaAs frequências dessa radiação são superiores às da região visível ao olho humano. Essas radiações são emitidas pelos átomos.


Espectro eletromagnético
Fontes:  .if.ufrgs.br 
             espectro-eletromagnetico 
             wiki/Espectro
       
               












Nenhum comentário: