terça-feira, 16 de agosto de 2011

O céu e seus observatorios

Definição:
  •  Observatório é o local usado para observações e estudos de eventos terrestres e celestes usado por várias ciências: astronomia, climatologia, geologia, meteorologia, oceanografia, vulcanologia e eventualmente para fins militares. O tipo mais conhecido é o astronômico que utiliza o telescópio para perscrutar os ceus, usualmente durante a noite.
Normalmente os observatórios são instalados em locais onde não haja poluição luminosa. Há outros fatores que influenciam no local de instalação do observatório, como a umidade do ar, que prejudica a óptica do telescópio, entre outros. Deste modo, o melhor local para a instalação de observatórios astronômicos são as montanhas altas, que tenham a menor umidade relativa do ar e que não tenham poluição luminosa.


Função
  • Dentro de um observatório astronômico, o astrônomo realiza suas pesquisas em diversas áreas da Astronomia, se observármos uma estrela por exemplo, com outros equipamentos como o espectroscópio, podemos saber a sua distância de nós, podemos saber a sua composição química, sua temperatura, seu fluxo de luminosidade entre outros.
Observatórios baiano


Observatório Astronômico Antares
 - Univ. Estadual de Feira de Santana
Rua Oscar Marques, 925 - Jd. Cruzeiro
44.015-430 - Feira de Santana - BA
Fone/FAX: (75) 3624-1921
Inauguração: 1997
Equipamento: Planetário STARLAB
Sala de projeções: 6 m de diâmetro com 60 lugares
                     


 
PLANETÁRIO DO MUSEU PARQUE DO SABER
Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa
Rua Tupinambá, 275 - Bairro São João
44.051-224 - Feira de Santana - BA
Fone: (75) 3614-9806
Inauguração: 15.DEZ.2008
Equipamento: ZEISS Skymaster ZKP-4
Sala de projeções: 13 m de diâmetro com 165 lugares.





Concepção artística do futuro Observatório de Jaguara.


    Observatorio Jaguara


Um terreno rochoso no plateau da Fazenda Lizíbia, no Distrito de Jaguara, situado a 17km do Observatório Astronômico Antares, será a futura sede do pequeno observatório destinado a realização de pesquisas com o telescópio Cassegrain de 50,8 cm, obtido com recursos da FINEP. Apesar da proximidade com a cidade de Feira de Santana, o local foi escolhido por apresentar um céu mais escuro e estável, pela facilidade de acesso, disponibilidade de rede elétrica e sinal (celular e internet) via satélite.


OBS : Aqui na Bahia possuímos um Observatório cujo o nome é Austral porém não conseguimos muitas informações sobre ele pelo fato de ser privativo, e de Astronômos amadores, porém ele está localizado em Feira de Santana - BA. Além disso, temos um Planetário dentro do Observatório Antares, citado anteriormente.


Fontes : Fonte1 ; Fonte2 ; Fonte3 ; Fonte4