sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Introdução à Óptica


A óptica é um importante ramo da física que estuda a luz e os fenômenos relacionados a ela. Ela é uma ciência muito antiga e surgiu quando as pessoas começaram a fazer questionamentos sobre o funcionamento da visão.




Foi quando o poeta e filósofo Titos Lucretius Carus criou e defendeu a teoria que a luz seria composta por partículas minúsculas que seriam emitidas por nossos olhos, atingindo os objetos existentes em nossa volta. Apesar de ter uma boa estrutura, existe uma falha nessa teoria, se fosse verdade as pessoas poderiam enxergar qualquer corpo mesmo estando em um lugar completamente escuro, e isso é impossível como todos sabem. Hoje sabemos que quando enxergamos um objeto, a luz desse objeto atinge as pupilas de quem está enxergando e forma essa imagem no interior dos nossos olhos.

A Óptica está dividida em três partes:

  • Óptica geométrica: Estuda os fenômenos ópticos em que apresentam interesse as trajetórias seguidas pela luz.  Fundamenta-se na noção de raio de luz e nas leis que regulamentam seu comportamento. O estudo em nível de Ensino Médio restringe-se apenas a esta parte da óptica.


  • Óptica Fisiológica: Trata de todo o processo envolvido no sentido da visão. Anomalias da visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, são objetos de estudo desta.


  • Óptica Física: Estuda os fenômenos ópticos que exigem uma teoria sobre a natureza das ondas eletromagnéticas.





Isso é apenas um introdução com uma parte de sua história e suas principais divisões, fique ligado nas próximas postagens para saber um pouco mais sobre esse assunto.


Nenhum comentário: