terça-feira, 30 de agosto de 2011

O traçado da estrada

Uma das fases preliminares, que antecede os trabalhos de execução do projeto geométrico propriamente dito, é a constituída pelos estudos de traçado, que tem por objetivos principais: a delimitação dos locais convenientes para a passagem da rodovia, a partir da obtenção de informações básicas a respeito da geomorfologia (relevo) da região, e a caracterização geométrica desses locais de forma a permitir o desenvolvimento do projeto pretendido.
De conformidade com os objetivos buscados, os estudos de traçado podem ser subdivididos em duas etapas, comumente designadas por Reconhecimento e por Exploração, respectivamente. As definições e comentários adiante colocados referem-se ao caso clássico e geral de projeto de uma rodovia nova em áreas que podem não contar com acessos rodoviários existentes ao longo da região onde se pretende desenvolver o projeto. Na prática, outras condições podem ocorrer, devendo o leitor considerar possíveis adaptações dos procedimentos apontados aos casos reais, incluindo eventuais estudos complementares ou mesmo etapas adicionais que venham a se tornar necessários.

Traçado da estrada de Terésopolis

No desenvolvimento dos trabalhos de Reconhecimento, para estudos de traçado, poderão vir a ser estabelecidos, além dos pontos de início e de fim do traçado, outros pontos intermediários que devem ser obrigatoriamente atingidos (ou, por extensão conceitual, evitados) pelo traçado – os denominados Pontos Obrigados – quais sejam:
  • Pontos Obrigados de Condição – que são os pontos a serem obrigatoriamente atingidos (ou evitados) pelo traçado, por razões de ordem social, econômica ou estratégia, tais como a existência de cidades, vilas, povoados, de áreas de reservas, de instalações industriais, militares, e outras a serem atendidas (ou não) pela rodovia;
  • Pontos Obrigados de Passagem – que são aqueles em que a obrigatoriedade de serem atingidos (ou evitados) pelo traçado da rodovia é devida a razões de ordem técnica, face à ocorrência de condições topográficas, geotécnicas, hidrológicas e outras que possam determinar a passagem da rodovia, tais como locais mais (ou menos) convenientes para as travessias de rios, acidentes geográficos e locais de ocorrência de materiais.


Tipos e alternativas dos traçados de estradas
O tipo do traçado depende fundamentalmente do relevo do local onde será executada a estrada. Adota-se o tipo de traçado que possa superar as limitações do meio físico e ao mesmo tempo atenda as exigências do meio de transporte para o qual se está projetando a estrada. A cada dia é mais necessário à eficiência na construção de estradas não importando o seu tipo, sempre é necessário consciência e bom senso. A construção de estradas traz benefícios e malefícios, que podem ser minimizados, respeitando as legislações e as boas práticas. Abrem novos horizontes e encurta distância entre povos, do mesmo modo que prejudica e altera o relevo e a natureza do lugar.
Existem quatro tipos de traçados clássicos: traçado de vale, traçado transversal, traçado de planície e traçado de montanha.

Acidentes nas estradas

Um dos factores importantes a contribuir para o elevado número de acidentes e de mortes nas estradas, está nos próprios traçados das ditas Estradas.
A sinistralidade, nas estradas portuguesas, é um assunto que tenho evitado exactamente por nunca serem considerados os factores que considero essenciais.
Segundo uma Associação não governamental: o “Observatório de Segurança e Estradas”, que analisou o problema, a maioria das estradas e auto estradas têm traçados onde se violam as regras básicas de segurança; isto é: que violam as leis aplicáveis.
Estrada com varias curvas , fazendo com que aumente o numero de acidentes
 
Fontes:

2 comentários:

GRIFFO disse...

Ao que me pareceu,o texto se referia a estradas de Portugal em alguns trechos, seria muito interessante que falasse sobre as estradas brasileiras, mas mesmo assim o texto está bom!

kaike disse...

O texto è no geral " todas as estradas" e que achei essas fotos melhores pois nelas tem mt curvas .