Buraco Negro é uma região do espaço onde o campo gravitacional é tão forte que nada sai dessa região, nem a luz; daí vermos negro naquela região. Matéria (massa) é que "produz" campo gravitacional a sua volta. Um campo gravitacional forte o suficiente para impedir que a luz escape pode ser produzido, teoricamente, por grandes quantidades de matéria ou matéria em altíssimas densidades.
Buraco negro
Um buraco negro pode ter qualquer tamanho. Alguns são formados por fusões de vários outros, e com apenas três características:
- massa
- momentum angular (spin)
- carga elétrica
Como surge o Buraco negro
O surgimento dos buracos negros está relacionado com o ciclo de vida das estrelas. As estrelas surgem de imensas nuvens compostas de pequenas partículas de matéria e de gás hidrogênio, que existe em abundância no Universo. Após um longo tempo brilhando e convertendo o seu hidrogênio em hélio, as estrelas entram em colapso. Então, seus destinos dependem do seu tamanho. As mais massivas explodem. No lugar das supernovas (nome dado aos corpos celestes surgidos após as explosões) o núcleo original da estrela, que serviu de “apoio” para a explosão, se contrai. Outras vezes, o núcleo não pára mais de se contrair e nasce um buraco negro.
Tipos de Buracos Negros
Buracos Negros Estelares: São buracos negros que se originaram a partir da evolução estelar e portanto tem massa da ordem de grandeza das massas estelares.
Buracos negros Supermassivos: Estes buracos negros tem esse nome porque sua massa é da ordem de milhões a um bilhão de vezes a massa solar.
Fontes:
Um comentário:
Continuem evitando colocar aqui termos que vcs desconhecem o significado, ou então façam uma pesquisa a parte o coloquem o significado no próprio texto. Estou me referindo ao SPIN!!
O que é?
Postar um comentário