segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Eclipse

Quando a sombra e a penumbra da Lua, determinadas pela luz do sol, interceptam a superfície da terra, ocorre os eclipses solares, que podem ser totais ou parciais.
          O eclipse solar total ocorre para um observador na situação assinalada por A na figura abaixo. Estando na região de sombra ele não recebe luz do Sol.
           O eclipse solar parcial ocorre para um observador situado na região de penumbra  assinalada por B na figura abaixo, o qual recebe luz de uma parte do sol, ficando a outra parte encoberta pela Lua.


O eclipse lunar ocorre quando a Lua penetra na região de sombra determinada pela luz do sol ao tangenciar a terra. Na região assinala por C na figura acima (noite na terra) um observador não poderá ver a Luan do céu pois, estando na sombra nosso satélite não reflete a luz do sol para a terra.


Um tipo de eclipse parcial do sol, denominado anular, ocorre quando o prolongamento do cone de sombra da Lua intercepta a superfície terrestre. OS habitantes da terra que presenciam esse eclipse observam um anel solar ao redor da lua, isto é, a Lua encobre a parte central do sol.

Fontes: Eclipse  
            astro.up
            eclipse-anular-do-sol

Nenhum comentário: