sábado, 27 de outubro de 2012

Difração


O que denomina a difração é o desvio sofrido pela luz quando passa por algum obstaculo, além de ser um fenômeno tipicamente ondulatório. Quando você esta perto da entrada de uma sala, em que se encontram duas pessoas conversando, é certo que você estará ouvindo a conversa delas, não é ? Claro, a entrada da sala é a fenda onde as ondas passarão, assim contornando o '' obstaculo '' formando assim a difração .


Além disso a maioria das fontes de luz são corpos extensos, fazendo que a 
forma da figura de difração produzida por um dos pontos da fonte se superporá à das outras. Assim, a maioria das fontes luminosas são ordinárias não monocromáticas, de modo que os espectros de vários comprimentos de onda se superporão e, uma vez mais, seu efeito se tornará menos evidente.



Caracteristicas que diferenciam ondas sonoras de luminosas explica por que muitas vezes o som sofre difração, enquanto a luz não. No entanto, deve-se saber que, para determinadas condições, a luz também é capaz de difratar.


Uma das consequências da difração da luz passou a ser bem à vista nos últimos anos nas gravações em HD ( High Definition ) ou alta definição, pois se a abertura da câmera para captação de imagens estiver regulada para ficar muito pequena, o fenômeno de difração da luz irá provocar borrões naquilo que foi gravado.

   Imagem em HD

Fontes: Fonte1Fonte2Fonte3Fonte4

Nenhum comentário: