sábado, 27 de outubro de 2012

Carl Friedrich Gauss


Johann Carl Friedrich Gauss, nasceu em 1777 e aos 77 anos em 1855 veio a falecer. Gauss foi um Matemático  Astrônomo e físico alemão que contribuiu extremamente na área das ciências e dentre seus feitos podemos ter a teoria dos números,estatísticaanálise matemáticageometria diferencialgeodésiageofísicaeletroestáticaastronomia e óptica.

Para se ter noção do quê Gauss significou, ele ficou conhecido com o '' Príncipe da matemática '' e devolvendo o elogio refere-se a ela (Matemática) como '' Rainha da ciências ''
Na Matemática, Gauss desde pequeno sempre olhou com desconfiança fundamentos como o da teoria Euclidiana. Algum tempo depois vislumbrou uma Geometria diferente da de Euclides. Menos de um ano após começou a buscar provas para que sua teoria fosse aceita junto a teoria dos números que já tinha sido aceita por antecessores, assim preenchendo alguns espaços vazios.  Para que a prova fosse absolutamente certa, Gauss acrescentou uma fecunda e engenhosa matemática que nunca foi superada.

Na Astrônomia

geodésia deve a Gauss a invenção do heliótropo, um engenhoso aparelho pelo qual podem ser transmitidos sinais praticamente instantâneos através da luz refletida. Os instrumentos astronômicos também tiveram notável avanço através de suas mãos. Existiram dentre outros vários feitos de Gauss na Astrônomia.



Na Física

Na física, a lei de Gauss é a lei que estabelece a relação entre o fluxo elétrico que passa através de uma superfície fechada e a quantidade de carga elétrica que existe dentro do volume limitado por esta superfície. A lei de Gauss é uma das quatro equações de Maxwell e foi elaborada por Carl Friedrich Gauss no século XIX.
Em 1840 fez a primeira análise sistemática da formação de imagens sob a aproximação paraxial.




Foram muitas as descobertas descobertas deste Matemático, Astrônomo e Físico e sem dúvidas ele vai ficar para história.



Fontes: Fonte1Fonte2Fonte3

Nenhum comentário: