sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Meios transparentes, translúcidos e opacos.

Os objetos são vistos com nitidez através de meios materiais, como o vidro comum, a aguá em pequenas camadas e o ar. Estes são denominados Meios transparentes. O vidro fosco, o papel de seda e o papel vegetal, por exemplo, permitem a visualização dos objetos mas sem nitidez. São os meios translúcidos. Outros meios, como a madeira e o concreto, não permitem a visualização dos objetos. São os meio opacos.


Para que um observador veja um objeto, a luz enviada por este deve atingir o globo ocular do observador. Podemos  então concluir que os meios transparentes e translúcidos permitem a propagação da luz, a qual segue trajetória regulares nos primeiros( visão nítida dos objetos) e irregulares nos segundo. Os meios opacos não permitem a propagação de luz.
Como é ilustrado na figura, a energia recebida pelo sensor pode não refletir a verdadeira temperatura do objecto. A reflectividade e a transmissividade são conceitos associados à natureza do objecto (opaco ou translúcido) e às    condições atmosféricas na zona entre sensor e objecto.                                                                                 

Um meio material é homogêneo quando as propriedades relativas a um elemento de volume são as mesmas, qual quer que seja o elemento considerado


Fontes: óptica
           transparentes-translúcidos-opacos.

Nenhum comentário: