domingo, 30 de setembro de 2012

Interferência


A Interferência, é um fenômeno citado pelo cientista Thomas Young (Inglaterra) e que mostra a superposição de duas, três ou mais onda em um ponto em comum. Como resultado desta superposição de campos, ocorrem variações espaciais na intensidade 
resultante. Estas variações de intensidade são chamadas de franjas de interferência. Embora este fenômeno seja inerente a ondulação da luz no cotidiano não observamos a interferência, por exemplo quando iluminamos um local, não percebemos franjas de interferência, e isso acontece porque as fontes são incoerentes.


No momento em quê, como um exemplo jogamos duas pedras em um rio e ao seu redor se formam ondas que possuam mesma frequência, mesmo comprimento de onda e que as fontes possuam diferença de fase constante, e no momento que ocorre interceptação dos pulsos das ondas, vem a interferência.


Existem dois tipos de interferência :

Interferência destrutiva – ocorre quando as ondas não tem a mesma fase e possui caráter de aniquilação. 


Interferência construtiva - ocorre quando as ondas tem a mesma fase e possui caráter de reforço, ou seja, há a formação de uma onda maior que as que deram origem. 

A Interferência vem de movimentos ondulatórios, e ela se encaixa muito bem no ramo de telecomunicações no qual ela tem uma grande importância pela limitação no tráfego das informações, produzindo ruídos e outros tipos de interferências que podem ser reduzidos com certos tipos de modulação. Existem muitos problemas com interferências na comunicação das torres de controle com as aeronaves, decorrente muitas vezes de rádios piratas e etc.



Fontes: Fonte1Fonte2; Fonte3 

Nenhum comentário: