quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Processos de transmissão de calor: Irradiação


O que é ?
A irradiação é um processo de transmissão de calor que ocorre por meio de ondas eletro magnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante. É por esse processo que a luz do sol chega à terra, sem esse não existiria vida.

Exemplos ?
A luz que enxergamos, as micro-ondas do forno, o infravermelho de aparelhos de fisioterapias e Raio-x. De todas as ondas eletromagnéticas, o infravermelho é o principal responsável por transmitir calor, podendo ser classificado como onda de calor. 


E o infravermelho do celular ?
A tecnologia de infravermelho para celulares consiste na intenção da troca de informações entre dois aparelhos. Essa troca acontece pelas ondas de radiação infravermelha. Os dados são passados numa velocidade relativamente baixa; portanto, o melhor é evitar passar arquivos pesados por infravermelho. Para fazer essa operação, deve-se ativar o recurso de infravermelho dos dois celulares. Depois disso, se junta os dois para que as ondas do aparelho, do que vai enviar as informações, encontre o receptor do celular que receberá. Pela baixa velocidade de transmissão e por os celulares contarem com recursos cada vez mais complexos e pesados, o infravermelho deu lugar ao Bluetooth.

Fontes: Ufrgs - Colegio web


Nenhum comentário: