sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Entropia


A entropia é uma das bases da termodinâmica, e foi um a das coisa que ajudaram na Revolução Industrial, porém muita gente ainda não sabe o que significa esta palavra ou processo, como preferirem, e então nós do Polêmicos estamos aqui para explicar isso. 


Entropia ( DESORDEM )

Fatos que podem nos ajudar a entender isso, é que a energia tende a ser dissipada através do universo e por esse motivo as moléculas ficam desorganizadas, ficando mais difíceis de captar e utiliza-la, daí vem o conceito de desordem da Entropia. Com a entropia procura-se detalhar a parcela de energia que não pode mais ser transformada em trabalho em transformações termodinâmicas à dada temperatura.

Temos abaixo um exemplo clássico de aumento de Entropia -->


Quando ocorre a desordem o Gelo derrete passando para o estado líquido!

A extensão do estado de desordem em que esta energia se encontra é medida por uma quantidade conhecida por entropia. Quanto maior é o estado de desorganização, tanto maior é a entropia, quanto menos extensa for a desorganização, menor é a entropia. De fato, como estabelece a termodinâmica, à temperatura de zero absoluto quando todas as vibrações atômicas e movimento param, a entropia é nula, porque não há movimento desordenado.




Fontes : Fonte1;Fonte2;Fonte3

Nenhum comentário: