terça-feira, 28 de agosto de 2012

Como funcionam as redes Wi-Fi?


O ritmo acelerado com que vem se passando os dias, semanas, meses, anos é proporcional a modernização da tecnologia no nosso cotidiano, visivelmente perceptível.

Um grande exemplo disso são as redes Wi-Fi (Wireless), que consiste na transmissão de ondas de rádio eletromagnéticas (que são formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam no espaço perpendicularmente levando energia) para que possamos acessar à internet sem que seja necessário a existência de fios conectores.

Basicamente, nos locais onde há sistemas que fazem uso dessas ondas de rádio, um circuito elétrico é o responsável por provocar a oscilação de elétrons na antena emissora. Estes elétrons são extremamente rápidos e, em virtude disso, emitem ondas de rádio, que apartir dai transportam as informações até uma antena receptora, que é o caso do celular, notebook, e/ou afins.

As redes Wi-Fi operam de forma análoga: um adaptador para computadores capta as informações e as traduz na forma de sinais de rádio, as quais são transmitidos com o auxílio de uma antena, essa antena chama-se roteador. Este, tem a função de realizar a distribuição dos sinais da rede, além de "escolher" o melhor caminho para o envio de um conjunto de dados.

É válido dizer ainda que o processo inverso também pode ocorrer: o roteador pode receber as informações da internet, traduzi-las em sinais de rádio e enviá-las para o adaptador.


Fonte

Nenhum comentário: