sexta-feira, 15 de junho de 2012

Nitrogênio Liquido na cozinha Molecular

O que é ?


Existem dois conceitos para este mesmo assunto, a Gastronomia Molecular e a Cozinha Molecular. Mas qual o significado de cada uma ?


Gastronomia Molecular : é oquê estuda os processos químicos e físicos que possam vir a ter utilidade na preparação de novos pratos, além de poder aperfeiçoar as técnicas já existentes.


Cozinha Molecular : A Cozinha Molecular já é mais objetiva, ela só faz por em prática as descobertas da Gastronomia, nos oferecendo pratos mais gostosos e mais bonito, acredite!



O Inventor


O inventor desse tipo de culinária foi o cientista francês Herve This, que alegava que conhecíamos a temperatura dentro de uma estrela que fica tão distante e não conhecíamos o que se passava no interior de um ovo ao estar sendo frito .  


O Nitrogênio liquido possui temperatura extremamente baixa, e é muito utilizado para o congelamento de produtos, inclusive na cozinha molecular, pois ele faz com quê as moléculas dos locais onde é aplicado se congelem assim ficando na forma colocada pelo chef, porém não é qualquer um que tem acesso a ele, o Nitrogênio ainda sim no Brasil tem um custo muito elevado, dificultando o acesso. Na cozinha ele não influi de maneira alguma no sabor do alimento, porém deixa tal com uma textura diferente, com um ar diferente, é usado muito em drink's para deixa-los mais bonitos ( saindo fumaça ou dando cor as bebidas e comidas ), o que é claro faz com que os clientes tenham um interesse maior e gastem mais, já que o lucro é o objetivo do negocio! O Nitrogênio liquido acaba ficando na maioria das vezes mesmo como elemento visual na cozinha, o que é muito interessante ! Veja ----->

Drink

Prato

Agora para você ver e aprender um pouco mais, um vídeo sobre a Cozinha Molecular e ver como funciona que é uma beleza :




Fontes : Fonte1Fonte2Fonte3

Nenhum comentário: