quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O perigo nos parques de diversões e a Física!

Conceito:

        Um parque de diversões é um local fechado com um amplo espaço e um conjunto de brinquedos geralmente voltado para o público infantil e adolescente. Cada brinquedo é separado por peso da pessoa e faixa etária, ou seja, existem brinquedos que são exclusivos para crianças e brinquedos exclusivos para adolescentes e adultos.


Perigos que atrás deles se escondem :
   Os parques de diversões estão espalhados em todo o mundo , quando estamos neste apenas pensamos em aproveitar o máximo e nós divertir , porém desses pequenos descuidos que geram as tragédias que infelizmente acontecem. 
   Nos últimos anos, muitas crianças estão se arriscando e algumas perdendo a vida em parques de diversões. O grande problema é que, além de não haver regulamentos técnicos para aplicação nesses locais, esses parques “acham” que as Normas Técnicas Brasileiras (Normas ABNT), pertinentes aos serviços e equipamentos que prestam e utilizam, não são obrigatórias. As normas exigem como devem ser feitas as manutenções dos equipamentos, que cada brinquedo mostre em local visível as suas contra indicações ao público. Esse alerta deve estar em cartazes afixados do lado de fora da atracão, com informações de altura mínima, peso, proibição de se entrar com objetos pontiagudos, etc..

O que causa esses desastres são na maioria dos casos , o mal cuidado do brinquedos , a má manutenção dos parques e também as más condições dos brinquedos.


Acidentes em parques

  Nos parques de diversão a física aparece na hora de calcular a Energia Potência l gravitacional e a Energia cinética de por exemplo uma montanha-russa. A montanha russa Top Thrill Dragster por exemplo com altura de 128 metros e a velocidade de 193 Km/h no ponto mais baixo da trajetória. A energia potencial nesse caso , com o ponto mais alto H (128 M) EP: m x g x H - EP: 1280 Metros. A energia cinética é a massa x velocidade ² dividido por 2 que nesse caso vale 1436 metros. Assim percebemos que onde menos esperamos existe uma explicação física e lógica.

Acidentes em parques de diversões na bahia :

Brinquedo apelidado por "gaiola"
   Um rapaz ficou gravemente ferido após cair de um dos brinquedos do Parque de Diversões Itaigara, instalado na cidade de Jaguaquara (centro-sul baiano), na noite deste domingo (13). Fabrício Oliveira, 18, estava no brinquedo chamado "gaiola", quando a barra de proteção utilizada para sustentar os ocupantes soltou, ferindo ele e outro rapaz, um adolescente de nome não identificado, que teve ferimentos leves.


Fontes:



Um comentário:

GRIFFO disse...

Muito bom!! gostei do exemplo usando a energia , bacana mesmo.