quinta-feira, 24 de março de 2011

Grandes nomes da Astronomia !





Aristóteles – Segundo este filosofo grego, os deuses viviam na terra, logo ela teria de ser perfeita. Por isso ele propunha a teoria Geocêntrica isto é: a Terra estava no centro do Universo e tudo girava à sua volta.






Aristarco - Este contrapôs a teoria Geocêntrica propondo a teoria Heliocêntrica isto é: o sol estava no centro do universo e os outros planetas giravam à sua volta.






Ptolomeu – Ptolomeu apoiava a teoria Geocêntrica dizendo que a terra estava no centro do universo e todos os astros giravam em seu torno. Acrescentando que: esses astros se apoiavam em esferas transparentes feitas de cristal. A esfera mais excêntrica era a esfera das estrelas “Primum Mobile” movida pelo “amor divido” e a razão do movimento de todas as outras estrelas.






Eratóstenes – Trabalhava na famosa biblioteca de Alexandria, calculou com exactidão o perímetro da terra: ao meio-dia, o Sol ficava exactamente na vertical e sua luz se reflectia na água de um poço profundo sem deixar sombras nas paredes. Porém, em Alexandria, uma cidade situada mais ao norte, naquele mesmo instante, o fenómeno não ocorria. Eratóstenes mediu o ângulo de 7,2 graus que os raios solares faziam com a vertical em Alexandria, concluindo que ele era igual ao arco de curvatura da Terra entre as duas cidades. Daí, como essa medida é 50 vezes menor que uma volta completa de 360 graus, bastou medir a distância entre as cidades, 800 quilómetros, e multiplicar por 50, encontrando um perímetro terrestre à volta de 40 mil quilómetros, bem próximo do real. E o mais interessante é que ele pagou um caminhante para contar o número de passos entre as duas



Nicolau Copérnico – Apoiou a teoria Heliocêntrica de Aristarco dizendo que o sol se situava no centro do universo acrescentando que a terra era apenas mais um planeta do sistema solar. Editou um livro chamado “De Revolutionibus Orbium Coelestium”, mas como o que lá dizia era contra as leis da igreja no ano em que morreu em 1543 o livro foi editado.


Galileu Galilei – Pegando na luneta (instrumento astronómico) observou as fases de Vénus e provou que a teoria Heliocêntrica estava certa.


Kepler – Este explica que as órbitas dos planetas são concêntricas mas elípticas.


Isaac Newton – Descobriu a força da gravidade quando estava a descansar à sombra de uma macieira e uma maçã lhe caiu na cabeça. Descobriu 45º de latitude do nível do mar a acelaração é 9,80665.


Einstein – Disse que o universo era infinito e que a matéria se podia transformar em energia e disse que o sol e todas as estrelas brilhavam porque a sua matéria era transformada em energia.



Edwin hubble - Advogado de formação, sua dedicação à Astronomia lhe roubou mais
tempo que a carreira legal. Mas ao contrário do que muitos pensam,
jamais definiu uma teoria sobre a expansão do Universo




Maiores empresas espaciais do mundo :

                                                                                                                              
                                                                                           







Um comentário:

Professor Quiriate disse...

Legal citarem as empresas que trabalham no ramo da aviação espacial, nessas empresas trabalham cientistas, muitos, que muitas vezes ficam escondidos por trás do slogan da própria instituição.