quinta-feira, 24 de março de 2011

Grandes nomes da Astronomia !





Aristóteles – Segundo este filosofo grego, os deuses viviam na terra, logo ela teria de ser perfeita. Por isso ele propunha a teoria Geocêntrica isto é: a Terra estava no centro do Universo e tudo girava à sua volta.






Aristarco - Este contrapôs a teoria Geocêntrica propondo a teoria Heliocêntrica isto é: o sol estava no centro do universo e os outros planetas giravam à sua volta.






Ptolomeu – Ptolomeu apoiava a teoria Geocêntrica dizendo que a terra estava no centro do universo e todos os astros giravam em seu torno. Acrescentando que: esses astros se apoiavam em esferas transparentes feitas de cristal. A esfera mais excêntrica era a esfera das estrelas “Primum Mobile” movida pelo “amor divido” e a razão do movimento de todas as outras estrelas.






Eratóstenes – Trabalhava na famosa biblioteca de Alexandria, calculou com exactidão o perímetro da terra: ao meio-dia, o Sol ficava exactamente na vertical e sua luz se reflectia na água de um poço profundo sem deixar sombras nas paredes. Porém, em Alexandria, uma cidade situada mais ao norte, naquele mesmo instante, o fenómeno não ocorria. Eratóstenes mediu o ângulo de 7,2 graus que os raios solares faziam com a vertical em Alexandria, concluindo que ele era igual ao arco de curvatura da Terra entre as duas cidades. Daí, como essa medida é 50 vezes menor que uma volta completa de 360 graus, bastou medir a distância entre as cidades, 800 quilómetros, e multiplicar por 50, encontrando um perímetro terrestre à volta de 40 mil quilómetros, bem próximo do real. E o mais interessante é que ele pagou um caminhante para contar o número de passos entre as duas



Nicolau Copérnico – Apoiou a teoria Heliocêntrica de Aristarco dizendo que o sol se situava no centro do universo acrescentando que a terra era apenas mais um planeta do sistema solar. Editou um livro chamado “De Revolutionibus Orbium Coelestium”, mas como o que lá dizia era contra as leis da igreja no ano em que morreu em 1543 o livro foi editado.


Galileu Galilei – Pegando na luneta (instrumento astronómico) observou as fases de Vénus e provou que a teoria Heliocêntrica estava certa.


Kepler – Este explica que as órbitas dos planetas são concêntricas mas elípticas.


Isaac Newton – Descobriu a força da gravidade quando estava a descansar à sombra de uma macieira e uma maçã lhe caiu na cabeça. Descobriu 45º de latitude do nível do mar a acelaração é 9,80665.


Einstein – Disse que o universo era infinito e que a matéria se podia transformar em energia e disse que o sol e todas as estrelas brilhavam porque a sua matéria era transformada em energia.



Edwin hubble - Advogado de formação, sua dedicação à Astronomia lhe roubou mais
tempo que a carreira legal. Mas ao contrário do que muitos pensam,
jamais definiu uma teoria sobre a expansão do Universo




Maiores empresas espaciais do mundo :

                                                                                                                              
                                                                                           







Um comentário:

GRIFFO disse...

Legal citarem as empresas que trabalham no ramo da aviação espacial, nessas empresas trabalham cientistas, muitos, que muitas vezes ficam escondidos por trás do slogan da própria instituição.